Estudo traça panorama do marketing digital.

Atualmente, o marketing na web é a principal competência que vem sendo desenvolvida dentro das áreas de marketing e comunicação das empresas. As ações on-line impulsionam as vendas, estreitam o relacionamento com os clientes e melhoram a imagem dos produtos e serviços.

Diante deste cenário, a Associação Brasileira de e-Business, consolidou a Pesquisa ''Panorama do Cenário do Uso do Canal Web com Foco no Maketing e Comunicação nas Empresas Brasileiras''.

O estudo foi realizado com 42 empresas de médio e grande porte como: Philips, Pirelli, Roche, Rhodia, Eletropaulo, Ford, Unilever, Telefonica, Fleury, Schering , GE, entre outras.

Os números indicam que a grande maioria das empresas (80%) considera imprescindível a utilização da internet como um canal de relacionamento.

Todas as empresas entrevistadas possuem algum tipo de website. Existe uma evolução das empresas, por meio de seus portais, para as transações on-line e para os modelos de relacionamento, deixando de ter somente um caráter institucional e informativo.

Assim, nota-se que 36% das empresas ainda utilizam modelos institucionais; 44% sites voltados para informações de produtos e serviços (catálogo eletrônico); 47% vendem produtos pela internet e 50% já estão em um estágio de relacionamento, provendo serviços de valor para os clientes.


Em relação à utilização de ferramentas de comunicação digital, o e-mail marketing foi apontado como o recurso mais utilizado por 83% das companhias. A grande tendência de crescimento está no conteúdo para dispositivos móveis com 76% de pretensão para o início de uso, seguido pelo chat on-line, com 59%.

Muitas empresas (54%) também já estão apostando no provimento de serviços, incluindo tracking, emissão de segunda via, status financeiro (em B2B), comunidades, jogos (B2C) etc.

A análise também mediu o estágio de interação oferecido aos visitantes e clientes por perfil de mercado. Observa-se que os portais direcionados ao público B2C (para consumidores) estão um pouco mais evoluídos do que os voltados ao B2B (para empresas). As companhias que atendem o mercado corporativo, vem consolidando uma cultura de entendimento das vantagens que os portais de relacionamento oferecem, tanto internamente como para seus clientes



Último Projeto
Cases de Sucesso
© copyright 2009 designvix - Politica de privacidade
(CSS) O que isso significa!
 | 
(XTML) O que isso significa!